Como Pilotar Um Drone

como pilotar drone

Neste guia completo, você aprenderá a como pilotar um drone mesmo sendo iniciante.

Muitas pessoas acreditam que pilotar um drone é algo simples de se fazer ,mas o que elas não sabem é que, isso não é tão simples quanto parece.

Então, se você é uma dessas pessoas ou você está com dificuldade em saber como pilotar o seu drone, fique tranquilo. Por que até o final deste artigo, você aprenderá como pilotar um drone.

Também falaremos sobre algumas práticas que devem ser tomadas antes e depois do voo para manter a sua segurança e do seu drone, decolagem e aterrissagem e algumas técnicas mais avançadas.

O modelo do seu drone, não interfere neste guia por que a maneira de pilotagem é basicamente a mesma independente do drone. É claro que existe uma pequena diferença entre pilotar um drone iniciante e um drone profissional, mas não é nada de outro mundo.

Nota: Se você chegou aqui e ainda não comprou seu drone, confira o nosso artigo onde revelamos os Top 5 Melhores Drones Para Iniciantes. Nele, listamos drones de diversas categorias e temos certeza que você encontrará o drone ideal para você.

Índice

Controles do Drone

dji.air.2s.controle

Os drones são pilotados através de controle remoto. Esses controles lembram muito os controles de videogame. Drones profissionais possuem controles com mais funcionalidades, são mais tecnológicos e muitos contam com uma tela no controle para ajudar a ver o que o drone está fotografando ou filmando.

O modo de pilotagem pouco importa, porque a maioria dos drones possuem comandos muito parecidos. Se você puxar ou empurrar os joysticks, o drone irá levantar voo ou pousar, além disso, pode mover para a direita ou esquerda.
No controle do seu drone você vai encontrar dois joysticks, o joystick da esquerda é responsável por controlar a altitude de voo do drone, além de ser usado para levantar voo e também pousar o drone.

E o joystick da direita, é responsável por controlar a direção que o drone irá seguir depois que estiver no ar, seja ela para frente, direita, esquerda ou para atrás. Alguns drones mais modernos permitem que você faça um movimento na diagonal com drone.

Além disso, drones mais modernos possuem em seu controle um botão de levantar voo/pousar automaticamente. Essa função é muito útil, mas se seu drone não possui essa função, o jeito mesmo é fazer no dedo.

E como se não fosse o suficiente, esses drones ainda tem uma função chamada “Return To Home”. Isso faz com que o drone volte voando sozinho até o lugar de onde ele decolou. Função extremamente útil para quem faz voos longos com seu drone.

Mas e se o meu drone cair ou se perder no meio do caminho?

Não se preocupe, esses drones também têm uma função chamada “Find My Drone”. Uma vez acionada, aparecerá na tela do controle a localização do drone, sem contar que ele fica emitindo sons para ser achado mais facilmente.

 

Check-list de Voo

drone-voando
  • Encontre uma área aberta
  • Posicione seu drone
  • Calibração do drone
  • Levantar voo
  • Teste os controles
  • Comece o voo

Encontre uma Área Aberta

Como você deve imaginar, voar um drone dentro de casa não é a melhor escolha a se fazer. Por isso, encontre uma área livre e segura para praticar seus voos. Não esqueça de que o lugar que você escolher, precisa permitir o voo de drones, então fique esperto.

Posicione Seu Drone

Depois de encontrar um bom lugar para voar, coloque o drone em uma superfície plana, de preferência no chão, para evitar que ele possa cair e quebrar uma hélice ou até mesmo a câmera do drone.

Nota: Um acessório muito interessante que está disponível no mercado, para auxiliar na decolagem e aterrissagem do drone, é o Heliponto Para Drones. Ele possui duas cores, de uma lado um laranja e do outro um azul facilitando a visibilidade a partir da visão do drone na hora do pouso.

Calibração do seu Drone

Essa calibração, você só irá precisar fazer antes do primeiro voo do drone, depois disso, você só precisará fazer a calibração do gimbal (se seu drone tiver gimbal). O recomendável, é fazer a calibração do gimbal sempre antes de cada voo.

Para a calibração do drone, você deve fazer os seguintes preparativos:

  • Carregar a bateria do controle até 100%
  • Carregar pelo menos 1 bateria do drone
  • Você deve estar em um ambiente com Wi-fi e seu smartphone de estar conectado da rede.

 

Feito isso, você deve acessar o aplicativo do drone e fazer seu cadastro. Depois disso, confira se existe alguma atualização para ser feita, se tiver, é bom atualizar.

Então, você deve calibrar a bússola do drone, e para isso, você deve colocar o drone em uma superfície plana, acessar o aplicativo e então seguir as instruções na tela.

Provavelmente, o aplicativo irá pedir para você girar o drone horizontalmente 360º e depois girar verticalmente 360º. Após isso, a bússola do seu drone estará calibrada.

E por fim, calibrar a IMU (se seu drone tiver) e o gimbal (também se seu drone tiver). Essa calibração varia de drone para drone, mas geralmente, ela é feita inteiramente pelo aplicativo do drone.

Levantar Voo

Após ter concluído todas as etapas anteriores, você deve estar ansioso para decolar esse drone. Vamos lá então. Para levantar voo, fique atrás do drone e empurre aos poucos o joystick esquerdo para cima até o drone sair do chão.

Teste de Controles

Agora que você decolou, teste todos os botão do drone, inclusive os modos de voo (se seu drone tiver). É muito importante que você confira se está tudo funcionando enquanto o drone ainda está perto do chão.

Comece seu Voo

Feito o teste de controles, está tudo certo e funcionando? Sim? Então chegou a hora que você mais esperava. Explore seu drone e veja do que ele é capaz de fazer e até onde é capaz de voar.

Agora que você já voou bastante e a bateria do seu drone está acabando, eu quero ver se você consegue voltar para o chão. Para pousar, posicione o drone acima do local onde deseja pousar e empurre lentamente o joystick esquerdo para baixo até o drone tocar o chão.

Onde Eu Posso Voar O Meu Drone?

Como Ganhar Dinheiro Com Seu Drone

É muito importante você saber que existem algumas restrições sobre voo de drone em determinadas áreas. Por isso você deve pesquisar se o local que você está voando não fica perto de aeroportos, helipontos, torres de energia ou antenas locais.

Saber disso é fundamental, por que se você estiver voando nessas áreas e for pego pela segurança do local, você provavelmente pode ter seu drone apreendido e ainda tomar uma multa.

Por isso, quando você chegar em algum local para pilotar seu drone, dê uma boa olhada em volta para ter certeza de que você tem permissão para voar drone nessa área.

Saber as regras do local ou município que você pretende pilotar seu drone, vai ajudar a fazer um voo bem mais tranquilo e relaxado sabendo que não está infringindo nenhuma regra ou lei. 

Quando você for preparar seu drone para o voo, procure saber qual é a previsão do tempo para aquele dia, porque o clima tem um impacto muito grande no desempenho do voo através da chuva e do vento.

Sempre fique atento à bateria do drone. Alguns drones mais modernos possuem um aviso sonoro de baixo nível de energia e outros voltam sozinhos para o local de decolagem quando estão com pouca bateria.

Como Guardar Meu Drone Depois do Voo?

dji-mini-2-tamanho

Depois que você terminar de pilotar seu drone, o mais aconselhável a fazer é limpá-lo antes de guardá-lo para tirar qualquer resquício de terra, grama ou areia, especialmente se você pilotar seu drone em praias.

Pilotar Drone é Difícil?

fly.dji.fpv

Aprender a como pilotar um drone pode ser mais fácil do que você imagina, tudo depende do quanto você está disposto a praticar e empenhar-se para melhorar um pouco mais a cada dia.

Com o tempo, você vai ganhando confiança e vai melhorando.Não se esqueça de colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui que eu tenho certeza que você será capaz de alçar voos cada vez mais altos.

Nota: Se você chegou até e está pensando em adquirir mais intermediário, ou até mesmo um drone profissional , confira o nosso artigo sobre o Top 10 Melhores Drones Com Câmera. Certamente você encontrará o drone que você procura.

O maior blog sobre drones do Brasil.

Copyright © Top Fly Drones