Como utilizar o Drone para Engenharia Civil?

Drones da Engenharia Civil

Não é novidade que, a busca por novas tecnologias para facilitar e diminuir o custo de operações na construção civil tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos.

E isso se deve, ao grande avanço tecnológico presente nos drones. Esses aparelhos eletrônicos controlados por controle remoto têm favorecido setores de diversas áreas e o setor de construção civil foi um deles.

Graças a isso, diversas operações foram aprimoradas para conseguir um resultado igual ou melhor, porém de uma forma mais rápida, segura e mais barata.

Pois, suas aplicações vão desde captura de imagens para mapeamento e renderização, fiscalização de operação e manutenção e muitas outras tarefas que vamos falar ao longo deste artigo.

Portanto, se você quer aprender as principais aplicações de drones na engenharia civil, acompanhe esse artigo até o final e aprenda um pouco mais sobre drones e suas funcionalidades.

Índice

Mapeamento aéreo

mapeamento com drone
futuriste.com.br

Dentre todas as aplicações que conhecemos sobre a utilização de drones na engenharia civil, o mapeamento aéreo é sem dúvida o mais conhecido.

Porque, antes da utilização dos drones, os engenheiros usavam um equipamento chamado estação total, que servia para fazer o levantamento topográfico de uma determinada região.

Com a chegada dos drones, as coisas mudaram pra melhor, porque agora não seria mais necessário uma equipe de profissionais carregando um monte de equipamento para fazer as medições.

Agora com os drones de mapeamento, tudo que é necessário para fazer o georreferenciamento de um terreno é um drone adequado e seu piloto.

Se você quiser saber mais sobre Mapeamento com Drone, nós fizemos um artigo muito completo que você precisa conferir.

Inspeção de Obras

futuriste.com.br

A inspeção da obra é uma das etapas mais importantes durante uma construção, ela é necessária para verificar se todas as etapas da construção estão de acordo com o planejado.

Alguns drones possuem câmera com sensor termal e infravermelho, e com isso é possível localizar facilmente problemas como vazamentos de água e superaquecimento da rede elétrica.

Sem mencionar que com o mapeamento é possível criar um modelo em 3D da obra para conferir medidas, alinhamentos, inclinação e posição de elementos para comparar com o projeto.

Por isso, a utilização de drones para a inspeção de obras em andamento vem crescendo a cada dia, pois os drones conseguem fazer avaliações mais rápidas que uma pessoa.

Dessa forma, a informação chega mais rápido aos engenheiros responsáveis e a partir do resultado da inspeção feita pelo drone, é possível determinar se está tudo de acordo com o planejado ou se precisa fazer correções.

Ou seja, caso o drone encontre algum problema na construção, a solução para ele pode ser tomada o quanto antes.

Monitoramento de Equipamento

mundogeo.com

Um dos grandes problemas que os engenheiros enfrentam durante o andamento da obra, é perder o controle da localização dos equipamentos.

Isso é muito importante, porque quando há locação de máquinas e ferramentas, você precisa otimizar a utilização delas de forma que elas não se percam, quebrem ou sejam devolvidas após o prazo estipulado.

Geralmente, todos os contratos de locação ficam no computador do escritório junto com diversos outros documentos que podem facilmente se misturar e confundir a cabeça do responsável por elas.

Com o auxílio de um drone, fazer o gerenciamento desse maquinário se torna muito simples e prático, pois com apenas um voo sobre o canteiro de obras o drone já é capaz de reconhecer e encontrar esse material.

Vistorias de Manutenção

odia.ig.com.br

Depois que a obra foi concluída, uma nova etapa começa, que é a fase de manutenção preventiva, e para isso, os drones também cumprem essa missão com excelência.

Porque, fazer manutenção preventiva em uma casa é uma coisa, mas fazer manutenção preventiva em um prédio é outra bem diferente.

Mas, os drones proporcionaram uma alternativa muito mais ágil e barata quando comparamos com os métodos que eram utilizados antes.

Graças a sua capacidade de voo e ótima qualidade de imagem, é possível chegar a lugares de difícil acesso e registrar imagens ou vídeos de áreas para a inspeção.

Essa inovação trouxe mais praticidade e uma redução de custos para as empresas, sem falar que é um grande avanço para a segurança dos trabalhadores.

Dessa forma, não é mais necessário deslocar uma pessoa para fazer a vistoria, agora, conseguimos enviar um drone operado por um piloto em terra.

Vigilância

gestaodesegurancaprivada.com.br

Essa é outra de suas grandes funcionalidades, porém não é muito comum de se ver no Brasil, mas que certamente vai crescer ao longo do tempo.

É possível utilizar drones para fazer a vigilância noturna de determinadas áreas, principalmente do canteiro de obras, porque muitas vezes o canteiro é muito grande e isso dificulta a segurança.

Como mencionamos antes, existem alguns drones que possuem sensor térmico integrado, dessa forma, através da câmera térmica é possível localizar uma pessoa que tenha entrado sem autorização no local.

Como é um Drone para Engenharia Civil?

aeroengenharia.com

Um drone usado para desempenhar todas essas atividades, precisa ser um drone que tenha um ótimo sistema de estabilização, que possua um excelente range de voo, além de uma câmera muito boa.

Por isso, o drone mais indicado para engenharia civil é o Mavic 3, porque esse drone reúne todas essas características e muito mais.

Vale a pena usar Drones na Engenharia Civil?

itarc.org

Se você chegou até aqui, você já deve imaginar que a resposta é sim, com certeza vale a pena usar drones na engenharia civil.

A utilização dos drones trouxe diminuição de gastos para o setor de construção civil, aumento de produtividade e principalmente, um grande avanço na segurança do trabalho.

Por fim, se você deseja aprender a como pilotar um drone como um profissional, você precisa investir em um curso com um instrutor capacitado e com bastante experiência.

Sendo assim, recomendamos o curso de drone do Rogério Queiroz, nele você vai aprender tudo o que você precisa saber para se tornar um piloto de drone profissional.

logo top fly drones

O maior blog sobre drones do Brasil.

Copyright © Top Fly Drones